Terça-Feira, 16 de Jaeiro de 2018

 
 
 
 
 
 

Home >> Notícias >> Site do Eu Atleta do Globo Esporte, valoriza trabalho de Fran da AEC Kauê

 
 

Site do Eu Atleta do Globo Esporte, valoriza trabalho de Fran da AEC Kauê

 

Correndo para o Futuro nas ruas de Itaquera, na zona leste de São Paulo!

 
 

27/09/2013 Fonte: globo.com/euatleta

 

Fonte:Foto: Divulgação

O projeto do professor Francisco Carlos da Silva, que usa uma rua pintada para ensinar atletismo, já faz campeões na pista e nas corridas de rua.

O Francisco (Fran) não é de esperar as coisas acontecerem. Apaixonado por corridas há 15 anos, ele só precisou de tinta e boa vontade para construir um centro de treinamento em Itaquera, zona leste de São Paulo. Nascido e criado no bairro, se incomodava com a falta de oportunidades para as crianças da região.

- Montamos uma pista de atletismo de 200 metros, com 5 raias, no asfalto da rua Nicolino Mastrocola. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas das 19h às 20h30 –contou Francisco Carlos da Silva, idealizador, construtor e professor.
Chamado de “Correndo para o Futuro”, o projeto reúne entre 20 e 50 alunos em cada aula, dependendo do clima na cidade. Foi encampado pela Associação Esportiva e Cultural Kauê Itaquerense, e recebe qualquer jovem interessado, sem custo nenhum.

- A faixa etária vai de 5 a 17 anos e nem precisa morar em Itaquera. Nós firmamos apenas um compromisso antes delas começarem, de que todos precisam estudar, tirar boas notas e manter a disciplina - disse, orgulhoso de ajudar a formar e boas pessoas e também alguns atletas.

Francisco, que foi atleta de futsal e artes marciais antes de se encantar pela corrida, cita vencedores do Troféu Brasil e do Pan Americano Escolar entre seus pupilos, além de uma nova geração de corredores de rua. Não é o objetivo principal do projeto, mas quando surge um talento, não se pode desperdiçar.

- O projeto é de inclusão social, muitos participam para criar novas amizades e interagir com o grupo, mas também lidamos com crianças que têm o sonho da profissionalização. Buscamos oferecer ao menos o mínimo de condições para que eles se desenvolvam e depois indicamos os atletas para grandes clubes da cidade.

Foi ele quem batalhou para inclusão de Itaquera como uma das etapas do Circuito Popular de Corridas de Rua, sempre em contato com os a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. O prêmio veio na corrida do dia 11 de agosto, com a vitória de seu pupilo André Luiz Silva Antonio.

- Itaquera é nossa casa, é onde tudo começou. Estou muito orgulhosos pela vitória do André Luiz,que começou no projeto conosco. É uma vitória de todos os 54 integrantes do “Correndo para o Futuro”- disse.

Texto: Por Carla Gomes
Rio de Janeiro

 
 

Você comenta: