The upgraded design of rolex replica the watch's removable lugs after swiss rolex replica the new design uk replica watches makes the watch more flexible rolex replica watches and comfortable.

A.E.C. Kauê Itaquerense - Esporte, Solidariedade e Companheirismo

Sábado, 13 de Abril de 2024

 
 
 
 
 
 

Home >> Notícias >> Johnatas Cruz é o destaque brasileiro na maratona do Pan de Santiago

 
 

Johnatas Cruz é o destaque brasileiro na maratona do Pan de Santiago

 

Competição foi realizada em Santiago/Chile

 
 

14/11/2023 Fonte: CBAT - Confederação Brasileira de Atletismo

 

Fonte:Clica para Ampliar

Corredor mineiro completou as duas voltas no circuito na Explanada do Campo de Marte em quinto lugar, com 2:14:51; os outros atletas do Brasil também completaram a prova, que abriu o torneio de atletismo da competição

O mineiro Johnatas Oliveira Cruz foi o brasileiro mais bem colocado na maratona dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, disputada na manhã deste domingo (22/10), na Explanada do Campo de Marte. A largada e chegada da prova de 42,195 km ocorreram no Parque O’Higgins, com temperatura em torno de 12 graus e pouco vento.

Na categoria masculina, que teve a participação de 14 corredores, Johnatas completou a prova em quinto lugar, em 2:14:51. Ele esteve entre os três primeiros colocados em boa parte da competição, mas na parte final perdeu o ritmo no circuito, disputado em duas voltas.

O peruano Cristian Pacheco conquistou o bicampeonato pan-americano, já que havia vencido em Lima-2019. Já a mexicana Citlali Cristian venceu a prova feminina, com o tempo de 2:27:12, novo recorde da competição.

"Graças a Deus consegui terminar. Viemos de um ano muito cheio de competições. Depois do 7 Km começaram a puxar e ficou bem difícil. Mas é uma satisfação enorme estar aqui, a segunda maior competição do mundo - perde para a Olimpíada”, comentou o corredor nascido no dia 18 de setembro de 1990, em São Pedro dos Ferros. “Tenho apenas quatro anos de atletismo", disse Johnatas, que até o ano passado era coletor de lixo e é o atual campeão sul-americano de meia maratona.

Já o paulista Paulo Roberto de Almeida Paula, aos 44 anos, terminou em sexto lugar, com 2:15:20. “Para mim foi positivo. Um percurso rápido e não é fácil lutar contra a barreira da idade. Mas quero tentar ir a minha quarta Olimpíada em Paris”, comentou. "Foi importante completar a prova lutando contra mim mesmo e o meu corpo. Mas eu sempre represento o Brasil com alma e coração”, completou o corredor, que a agradeceu ao seu clube e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e reforçou que gostaria de encerrar a sua carreira, aos 45 anos, disputando a quarta Olimpíada da carreira.

No feminino, 12 mulheres disputaram a competição, que teve largada às 7:15 (a masculina começou às 7 horas) nos horários de Brasília e de Santiago. Valdilene dos Santos Silva terminou no oitavo lugar, com 2:38:40, seguida de Andreia Aparecida Hessel, com 2:39:53. Ambas corredoras são atletas do Pinheiros (SP).

O presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, acompanhou a disputa das maratonas no Parque O’Higgins. “O atletismo está crescendo bastante, com o apoio do COB, em todos os grupos de provas e a expectativa é de muitas conquistas neste Pan-Americano, já de olho nos Jogos de Paris-2024. A CBAt tem investindo na base, com os nossos 60 Centros de Formação, em 20 unidades do País”, comentou. “Estive nesta semana no sertão do Rio Grande do Norte e na Paraíba. A equipe de Cerro Corá, onde estive, foi campeã masculina no Brasileiro Loterias Caixa Sub-16, disputado em Recife, na semana passada.”

Para o chefe de missão e diretor executivo da CBAt, Cláudio Castilho, o Brasil tem boas chances de conquistar medalhas no Pan. “Não deu certo na maratona, prova em que temos 14 medalhas na história da competição, mas seguimos em frente”, afirmou. “O Brasil tem boas chances na marcha, na velocidade com dois atletas sub-10 segundos, no 4x100, com o Darlan Romani no arremesso de peso e muitos outros em vários grupos de provas.”

Pódio das maratonas

Masculino

1-Cristian Pacheco (PER) - 2:11:14

2-Hugo Edgardo Catrileo (CHI) - 2:12:07

3-Luis Fernando Ostos (PER) - 2:12:34


Feminino

1-Citlali Cristian (MEX) - 2:27:12 (PR)

2-Florencia Borelli (ARG) - 2:27:29

3-Gladys Tejeda (PER) - 2:30:39

O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Fonte: www.cbat.org.br
Foto: (Foto: Alexandre Loureiro/COB)

 
 

Você comenta: